Notícias

Exame de Suficiência do CFC acontece domingo, 27 de junho

A prova será aplicada das 10h às 14h; examinandos devem estar atentos às regras de biossegurança

A 1ª edição do Exame de Suficiência de 2021 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está na contagem regressiva. O teste, prestado exclusivamente por bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de graduação em Ciências Contábeis, acontece no domingo, dia 27 de junho, das 10h às 14h (horário de Brasília/DF). A aprovação é um dos requisitos para a obtenção do registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Os locais de prova podem ser consultados no site da Consulplan. O Conselho orienta que os candidatos identifiquem corretamente o seu local de realização da prova, inclusive atentando quanto à possibilidade da existência de endereços similares e/ou homônimos. É recomendável visitar com antecedência o local de realização da prova. Não serão informados por telefone dados referentes a datas, locais e horários de realização das provas. Por isso, é importante ler atentamente o edital do exame.

Os candidatos terão quatro horas para responder a uma prova objetiva, com 50 questões de múltipla escolha. Será considerado aprovado o examinando que acertar, no mínimo, 50% do total das questões, ou seja, 25 pontos. O gabarito preliminar do teste será divulgado no dia 28 de junho e o resultado final estará disponível até 50 dias após a aplicação das provas.

Segurança sanitária

Para o 1º Exame de Suficiência de 2021, o CFC segue os mesmos protocolos de biossegurança já utilizados na edição anterior, como forma de proteger os candidatos e a equipe aplicadora do exame do contágio da Covid-19. Aqueles que não obedecerem às regras de segurança sanitária serão eliminados, sem direito a reembolso do valor da inscrição. Todos os locais de prova serão higienizados antes da aplicação do exame e as salas serão organizadas de modo que haja o distanciamento social e a ventilação adequada. Veja as principais orientações:

– será feita a medição de temperatura dos candidatos. Os que indicarem temperatura corporal superior a 37,8 °C serão impedidos de acessar o local de prova e considerados ausentes na aplicação do exame.

– não será permitida a entrada no local de provas (salas, áreas comuns e banheiros) daquele que estiver sem máscara de proteção, que deve cobrir o nariz e a boca. Orienta-se que os candidatos levem máscaras em quantidade suficiente para trocas necessárias ao longo da prova. O acessório deve ser usado durante todo o período do exame. A retirada está liberada apenas para o consumo de água ou alimentos.

– os participantes devem evitar se alimentar, fazendo-o apenas quando for estritamente necessário.

será disponibilizado álcool 70% para o uso comum. É recomendado que os candidatos também levem álcool para uso pessoal, que deve, obrigatoriamente, estar em uma embalagem transparente.

– os examinandos e a equipe de fiscalização deverão, obrigatoriamente, manter o distanciamento social de, no mínimo, 1,5 metro.

– os candidatos devem levar suas próprias garrafas de água, que precisam, obrigatoriamente, ser de material transparente. Os bebedouros dos locais de provas só poderão ser utilizados para reposição de água em garrafas e em copos descartáveis.

– os examinandos que estiverem com sintomas gripais ou outros sinais comuns aos manifestados na contaminação pela Covid-19 não poderão participar da prova. Os candidatos que tiverem confirmação ou suspeita de estarem doentes ficarão impedidos de fazer o exame. Contudo, aqueles que enviarem o comprovante médico poderão solicitar o reembolso do valor pago a título de taxa de inscrição.